segunda-feira, 2 de julho de 2012
É representado mitologicamente pelo caranguejo, um animal aquático, protegido por rígida carapaça. A ligação com as águas simboliza sua relação mais intensa com o inconsciente e as emoções. O sentimento está sempre à flor da pele neles. Este é inclusive um dos motivos pelos quais costumam fechar-se em sua carapaça, quando sentem-se ameaçados. Via de regra, adotam uma postura defensiva antes mesmo de qualquer sinal de perigo. São tão facilmente afetados por influências externas que costumam possuir um humor muito inconstante, que oscila tanto entre a ranzinzice e a solicitude, o carinho e o rancor. Quando não controlam este comportamento, tornam-se insuportáveis. Ainda mais porque tendem a dramatizar algumas situações visando manipular as pessoas que os cercam.
Os valores do passado freqüentemente possuem um apelo irresistível para os cancerianos. Gostam muito de ficar relembrando momentos importantes de suas vidas. Isto os dá uma sensação de aconchego; o passado, e em especial as emoções passadas, é o que lhes nutre. Por outro lado, quando menos percebem, facilmente se deixam cair num círculo vicioso, em que a motivação principal para suportar as dificuldades da vida passa a ser a preservação de tudo o que se já viveu, e não a busca de novas experiências.
O senso de proteção extravasa o âmbito de seu próprio eu. Cancerianos vão empenhar-se em proteger também seus parentes e amigos mais íntimos. Tanta proteção esconde uma natureza possessiva, que pode ser cruel até. Seu ciúme pode levá-los a cometer injustiças ou fazer coisas das quais depois se arrependerão. Contudo, quando se dão conta do mal que causam com sua possessividade, horrorizam-se e adotam uma postura mais amena.
Câncer é o signo da estabilidade e da maternidade. Profundamente ligados à família, os cancerianos, quando se apaixonam, fazem emergir seu lado protetor e maternal, talvez por eles mesmos serem carentes desse tipo de proteção.
A melhor maneira de se lidar com pessoas desse signo é entender o que eles realmente querem dizer. Às vezes não só com palavras, mas suas variações de humor também dizem muito sobre seus sentimentos. Por exemplo, se um canceriano está de mau humor, o motivo geralmente é que ele está se sentindo rejeitado, se ele se lamenta demais é porque não está se sentindo realizado. Lembre-se que eles têm necessidade de se sentirem úteis. Como a segurança é muito importante para os cancerianos, eles tendem a ser muito leais.
A intuição e a sensibilidade dos cancerianos fazem deles um atrativo para harmonia no ambiente de trabalho. Aceitam a autoridade e adoram fazer tudo para que a importância de seu trabalho seja notada.
Cancerianos adoram se envolver com a intimidade das pessoas e se tornarem bons amigos. Dar conselhos e trazer um lado mais humano para o ambiente de trabalho é com eles mesmos. O único problema é que às vezes confundem suas emoções com todo o resto da sua vida, deixando influir em seu trabalho.
viu, não é minha culpa.